Hoje vamos apresentar uma ferramenta muito potente e que é referência na sua aérea - o blender. Trata-se de uma ferramenta de criação 3D. Suporta toda a cadeia de criação de elementos 3D desde a modelação, a armação, a animação, a simulação, produção, composição e controlo de movimentos, edição de vídeo e criação de jogos.
Encontra-se atualmente na versão 2.75a que foi lançada a 8 de Julho de 2015 e está disponível para Windows, MAC OSX, GNU/Linux e FreeBSD. Pode ser descarregado deste site.
Usa uma interface OpenGL para disponibilizar uma experiência consistente.
Tem um conjunto de requisitos técnicos que está diretamente relacionado com o trabalho que é possível fazer com a ferramenta.
Embora funcione numa máquina com 2 GB de memória com um processador de 32-bits dual core a 2Ghz é recomendado que seja usada uma máquina com pelo menos 8 GB de memória e um processador quad-core de 64-bits. A placa gráfica deve ser compatível OpenGL e ter 1GB de memória RAM.
A Blender Foundation, que é uma organização publica Holandesa, suporta e facilita os projectos no blender.org. O desenvolvimento da ferramenta é feito por centenas de pessoas espalhadas pelo mundo. Estas são artistas, animadores, cientistas, especialista em VFX, utilizadores comuns, etc.
Como é uma ferramenta open-source o público é convidado a fazer alterações à ferramenta que dão origem a novas funcionalidades, resolução de bugs, melhor usabilidade, etc.
As principais funcionalidades da ferramenta são:
- Renderização foto-realística
- Renderização por GPU e CPU
- Previsão em tempo real
- Suporte de Luz HDR
- Licença permissiva para utilização com software externos
- Modelação Rápida
- Utilização de atalhos de teclado para um desempenho superior
- Suporte N-Gon
- Corte, recolha e dissolução de lados
- Preenchimento de ponte e de grelha
- Scripting em Python para ferramentas customizadas e add-ons
- Materiais Realísticos
- Suporte completo de Nós para customização completa
- Shaders muito realísticas como vidro, superfícies translucidas e SSS
- suporte da Linguagem de Open Shading (OSL) para codificação de Shaders únicos
- Rigging Rápido
- armadura, esqueleto e pele automáticos
- Pintura equilibrada
- Funcionalidade de espelho
- Camadas de osso e grupos coloridos para organização
- Ossos interpolados em Linhas Bezier
- Kit de animação
- Caminhos automáticos de passeio
- Editor de animações de poses de personagens
- Movimentos independentes através de NLA - Animação não linear
- Kinematics IK com frente/invertido para poses rápidas
- Sincronização de som
- Escultura
- 20 tipos diferentes de brushs
- Suporte multi-resolução de esculpimento
- Topologia dinâmica de esculpimento
- esculpimento em espelho
- Preparação rápida de UV
- Projecções rápidas em cubo, cilindro, esfera e câmara
- Desembrulho baseado em ângulo e conformado (com costuras de ponta e vértice)
- Pintura directa sobre a malha
- Múltiplas camadas de UV
- Exportação da imagem do layout UV
- Compositor total
- Biblioteca impressionante de nós para criar efeitos de câmara, graduação de cor, vignettes e mais
- Suporte de camada de renderização
- Composição total de ficheiros de imagens e vídeo
- Capacidade de renderizar ficheiros multi-camada OpenEXR
- Multi-threaded
- Simulações impressionantes
- Fluidos - simulação realista de agua e outros fluidos
- Fumo - Interação na cena de fumo e chamas.
- Cabelo - Cabelos que interagem com colisões
- Roupa - Simulações de superfícies incrivelmente realistas para roupas e ambientes
- Corpo rígido - Faz qualquer objecto destruível e colidível
- Partículas - para criação de elementos como chuva, faiscas ou estilhaços
- Criação de Jogos
- Capacidade de portar os modelos para qualquer motor de jogos third-party
- Criar ou codificar a sua lógica de jogo
- Integração completa de Física de projécteis
- API em Python para controlo avançado e IA
- Suporte para todo o tipo de luz dinâmica OpenGL, sombreamento de toons, materiais animados assim como o mapeamento Normal e Parallax
- Reprodução de jogos dentro do blender sem compilar ou pré-processamento
- Áudio espacial 3D usando OpenAL
- Câmara e acompanhamento de objectos
- Acompanhamento Automático e manual
- Reconstrução de Câmara potente
- Pré-visualização em tempo real da filmagem e da cena 3D
- Suporte para acompanhamento Planar e em Tripé
- Biblioteca de Extensões
- Geradores de arvores, terreno, nuvens e heras.
- Objectos fracturados
- Impressão 3D
- Sistema de Rigify meta-rigging
- Suporte para o formato de importação/exportação para o AfterEffects, DirectX, Unreal Game Engine e mais
- Edição de Vídeo
- Visualização ao vivo, apresentação de histogramas, chroma Vectorscope e luma waveform
- Mistura de áudio, sincronização dobragem e visualização de ondas
- Até 32 slots para adicionar vídeo, imagens, áudio, cenas, mascaras e efeitos
- Controlo de velocidade, ajuste de camadas, transições, frames-chave, filtros e mais
- Formatos de ficheiros
- Imagens: JPEG, JPEG2000, PNG, TARGA, OpenEXR, DPX, Cineon, Radiance HDR, SGI Iris, TIFF
- Vídeo: AVI, MPEG e Quicktime
- 3D: 3D Studio (3DS), COLLADA (DAE), Filmbox (FBX), Autodesk (DXF), Wavefront (OBJ), DirectX (x), Lightwave (LWO), Motion Capture (BVH), SVG, Stanford PLY, STL, VRML, VRML97, X3D
- Interface flexível
- consistência ao longo de todas as plataformas
- Janelas de pop-up não disruptivas
- Texto nítido (suporte para o sistema retina do OSX)