Main Content

Circuitos_1

No circuito deste artigo iremos construir um comparador de tensões usando um integrado designado por LM393.

O LM393 é um comparador de diferenças dual. Isto significa que tem dois comparadores de tensão independentes.

O circuito compara as tensões de entrada e detecta qual é a que tem o maior valor. Com base nessa informação, são tomadas decisões que podem ser com base no que tem a entrada de maior valor ou menor. Um comparador é muito útil em circuitos onde é necessário medir níveis e se pretende que o circuito atue de determinada forma com base no valor da entrada seja maior ou menor que um determinado intervalo.

O circuito construído é um sistema básico de luz nocturna, que é um circuito que acende o LED quando está escuro. Irá ser usado uma Foto-resistência para se observar a existência/ausência de luz. Este tipo de resistência tem valores distintos quando lhe incide a luz ou quando está escuro. Quando a superfície da Foto-resistência se encontra no escuro a resistência do mesmo é muito alta. Quando exposto à luz a resistência é baixa.

A voltagem que passa por um componente é diretamente proporcional à resistência que o componente oferece. Nesse sentido foi montado um circuito divisor de tensão com a Foto-resistência e uma resistência de valor fixo, quando é colocado no escuro a Foto-resistência irá consumir a maioria da voltagem, uma vez que como já foi dito existe uma resistência bastante alta no escuro. Quando colocado à luz, a foto-resistência apenas consumirá um pequena parte da voltagem, partindo do pressuposto que a resistência fixa é bastante maior que o valor da foto-resistência. Se for dada uma boa voltagem de referencia como entrada ao pino não invertido do op amp, e a voltagem da foto-resistência for acima da da referencia quando exposto ao escuro e abaixo da voltagem de referencia quando exposto à luz, criou-se um circuito de comparação útil que tem um resultado diferente quando existe luz e quando está escuro (o LED acenderá quando está escuro e ficará apagado quando existe luz).

E por isso é que este tipo de circuitos comparadores são muito úteis. Eles são leitores de níveis de tensão e desligam fora de um determinado intervalo de valores.

Este circuito foi baseado no circuito que se encontra no seguinte link.

Esquemático

Circuitos_3_Schematics

Componentes (BOM)

Circuito 1:

  • 1x LM393 (U1)
  • 1x Resistência de 39K Ohms (R1)
  • 1x Resistência de 330 Ohms (R2)
  • 1x Foto-resistência (R3)
  • 1x Potenciómetro 10K (RV1)
  • 1x LED 5mm (D1)

Pin-out dos IC

Circuitos_4_Pinout