O Meshlab é uma ferramenta que permite processamento e a edição de objectos 3D.
Começou a ser desenvolvida no Visual Computing Lab do ISTI-CNR em 2005 por um grupo de estudantes. O desenvolvimento é ativamente suportado pelo projeto 3D-CoForm.
A última versão é a 1.3.3 de Abril de 2014.
O Meshlab encontra-se alojado no sourceforge
O Meshlab tem as seguinte funcionalidades:
- Seleção interativa e eliminação de partes da rede. Mesmo em modelos grandes
- Interface de pintura para selecionar, suavizar e colorir as redes
- leitura e escrita de diversos formatos 3D:
- importação de: PLY, STL, OFF, OBJ, 3DS, COLLADA, PTX, V3D, PTS, APTS, XYZ, GTS, TRI, ASC, X3D, X3DV, VRML, ALN
- exportação de: PLY, STL, OFF, OBJ, 3DS, COLLADA, VRML, DXF, GTS, U3D, IDTF, X3D
- Suporte para Point Clouds. Ficheiros 3D que apenas são compostos por pontos são suportados em formatos PLY e OBJ.
- Suporte U3D; O Meshlab é a primeira ferramenta open source que disponibiliza suporte direto para converter rede 3D em formato U3D. Agora é possível criar PDFs, apenas com o Meshlab e o LaTex.
- Filtros de limpeza:
- remoção de vértices duplicados, não referenciados e faces nulas.
- remoção de pequenos componentes isolados
- unificação normal, coerente e trocada.
- limpeza de faces non-manifold.
- enchimento automático de buracos
- Filtros de remalhagem (remeshing):
- simplificação de alta qualidade de colapsação de bordas
- Reconstrução de superfícies a partir de pontos
- Subdivisão de superfícies (ciclo e borboleta)
- manutenção de suavização e filtros de correção
- Enchimento de buracos
- Vários filtros de pintura/inspeção:
- Curvatura Gaussiana e Mediana
- pontas das bordas, distância geodésica, a partir das bordas
- pontas sem 2 “manifolds” e vértices
- faces auto-intersectadas.
- oclusão de ambiente
- Pintura de rede interativa:
- Pintura de Cor
- Seleção de pintura
- Suavização
- Ferramenta de medição.
- Ferramenta de corte
- Ferramentas de digitalização 3D:
- Alinhamento ICP baseado em mapas de intervalos
- Junção de multiplas redes através da reconstrução da superficie “Poisson”
- renderização baseada no Shader OpenGL
- renderização Grande (até 16k x 16k) para impressão de alta qualidade.
- Sistema de histórico de comandos pode ser re-executado em redes diferentes ou gravado.
- Arquitetura de Plugins extensíveis, permitindo criar novas funções para tratamento de redes, filtros de pintura e suporte para outros formatos de ficheiros.
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