Main Content

Gadget_1_lcr_t3

Hoje o Gadget analisado é um dispositivo que permite reconhecer electronicamente as caracteristicas de alguns tipos de componentes electrónicos.

Qualquer hobbyist sabe que identificar componentes que são recuperados de junk pode ser difícil. A Internet ajuda na localização das especificações dos componentes, no entanto por vezes é complicado encontrá-los. Por exemplo, um transístor 2N5551 tem outra configuração como BC547 tendo contudo ambos um formato TO92.
Se o texto no transístor deixou de ser visível, é com métodos para identificar o componente que são muito arcaicos que precisamos de verificar se é um NPN, PNP, N ou P-channel MOSFET etc.
Possivelmente o componente tem um diodo de proteção interna e isto dificulta ainda mais a sua identificação. A tarefa por tentativa e erro é de facto muito consumidora de tempo.
Foi nesse sentido que foi criado o “automatic Transitor Tester”.

Foi originalmente desenvolvido por Markus Frejek e posteriormente continuado por Karl-Heinz Kübbeler.

A utilização deste testador é simples. Coloca-se o componente entre dois ou três posições identificadas por diferentes números e carrega-se no botão.
Aguarda-se que ele faça os testes e verifica-se o resultado. Dependente do tipo de componentes este pode levar mais tempo. Isto acontece sobretudo com condensadores.

Gadget_2_lcr_t3

O TransistorTester tem as seguintes funcionalidades:

  • Deteção automática de transístores NPN e PNP, N- e P-channel MOSFETs, diodos (também de diodos duplos), tiristores, triacs, resistências e condensadores.
  • Calculo automático e apresentação dos pinos do componente testado
  • Deteção e apresentação dos diodos de proteção com transístores e MOSFETs
  • Determinação do factor de amplificação e do “”base-emitter forward voltage” nos transístores
  • Medição do intervalo da tensão da porta e da capacitância da porta dos MOSFETs
  • Apresentar os valores num Écran
  • Duração do teste dos componentes: menos de 2 segundos (com exceção de condensadores grandes)
  • Operação de um botão; Desligar automático.
  • Consumo de potência em modo off: <20 nA

O software base encontra-se disponível em Open Source num repositório SVN, o que não significa que a versão que adquiriram tenha a versão do software disponível.
Isto é particularmente relevante nos clones chineses. No entanto isto apenas é problemático se for pretendido fazer atualizações de software. Pode ser consultado no forum para mais informação.

TransistorTesterVC1

Este projecto baseado no chip da família ATmega permite detectar um conjunto diverso de componentes como transístores NPN, PNP, N e P-channel MOSFET, JFET, díodos, TRIAC, resistências, condensadores, etc.
Nas imagem acima apresenta-se a configuração base do circuito.
Os componentes a vermelho não são necessários mas podem melhorar a precisão. Os componentes a verde foram alterados desde o primeiro draft do Markus F.

Links Úteis: