Main Content

OpenSource_openscad

O OpenSCAD é uma aplicação que permite definir peças em 3D com base na programação.
Trata-se de uma ferramenta muito útil para quem desenha e imprime peças em 3D e que pode ser conjugada com outras ferramentas para fazer modelos 3D com base em modelos 2D.

Este software encontra-se disponível em http://www.openscad.org/

No passado mês de Março foi lançada a versão 2015.03 que apresenta um conjunto de alterações e correções que permitem tornar esta ferramenta ainda mais potente.
Destas alterações destacam-se ao nível da linguagem os módulos text() para texto 2D, o modulo offset() para offsets 2D assim como a otimização/melhoramento de diversas funções como a surface(), min() e max() entre outras.
Ao nível da aplicação o aspeto foi bastante melhorado e foram introduzidas formas de exportar para SVG e AMF. Permite igualmente a edição de múltiplos ficheiros em todas as plataformas.

Esta ferramenta é muito útil para descrever de forma exata um objeto.

Vamos supor que se pretende descrever uma alavanca com 8mm de diâmetro e com um manípulo redondo de 15mm de diâmetro. Deve ter 10cm de comprimento.

union() {
cylinder(d=8, h=100);
translate([0,0,100])
    sphere(d= 15);
}

Existem já disponíveis um conjunto diverso de bibliotecas que nos ajudam a usar o OpenSCAD de forma ainda mais rápida. Exemplos disso são as bibliotecas nutsnbolts e a MCAD
A primeira permite criar de forma simples Porcas e parafusos com rosca. A segunda permite entre outras coisas criar rodas dentadas.

Por outro lado e com algumas limitações existe também uma versão online escrita em JavaScript chamada OpenJSCAD que permite construir os modelos online e descarregar o objeto produzido em diversos formatos.
Também o Thingiverse - plataforma de disponibilização de objetos 3D - permite a criação de objetos configuráveis através de um programa escrito em openscad.