Main Content

OpenSource_ArduinoIDE

O Arduino IDE é uma aplicação que existe para os vários ambientes - Linux, Windows e MAC e que permite escrever programas, compilá-los e gravá-los num micro-controlador.

Esta aplicação esteve durante muito tempo na versão 1.0.5 sendo que entretanto foi lançada a versão final da familia 1.6.x que se encontra atualmente na 1.6.4. Esta versão é a versão lançada pelos criadores originais - A Arduino.CC, esta versão pode ser descarregada neste link. Entretanto apareceu uma outra versão a 1.7.x que está na versão 1.7.4 e que foi lançada pela Arduino.org - a entidade que fabrica as placas em Itália. Esta versão pode ser descarregada deste link.
Aparte estas confusões criadas pela disputa do trademark Arduino - ambas as versões funcionam sendo que a versão da familia 1.6 é a que a meu ver deverá ser usada uma vez que é a que tem os últimos desenvolvimentos e correções.

É uma ferramenta que permite a criação dos chamados sketchs que permitem materializar as instruções que o micro-controlador deverá executar. O IDE suporta um conjunto diverso de placas/micro-controladores e permite acrescentar inclusivamente suporte para novos micro-controladores.

A programação é feita em C/C++ com recursos a diversas bibliotecas para executar acções diversas sobre os I/Os dos micro-controladores. Estas bibliotecas podem igualmente ser descarregadas da Internet e acrescentadas ao IDE.

Qualquer programa em Arduino tem um ficheiro principal com a extensão INO ou a extensão antiga PDE.

A estrutura de um programa é a seguinte:

OpenSource_Programa

As duas funções são incorporadas no código final da seguinte forma:

  • A função setup é executada uma única vez no inicio do programa - Serve essencialmente para código de inicialização
  • A função loop é executada repetidamente logo após o setup

O Arduino IDE é um GUI que esconde a invocação do compilador (GCC) e do software que permite a gravação do código no micro-controlador (avrdude).

Este é uma ferramenta avançada que apenas interessa a quem quer fazer programas para correrem em micro-controladores.
Os limites são a imaginação (o tamanho da memória flash ou o número de pinos de I/O). Existem milhares de projetos giros de explorar e de replicar que permitem fazer coisas tão diversas como abrir portas de garagens através de bluetooth ou controlar um sistema de rega de acordo com o nível de humidade da terra, etc.

Caso achem que é uma ferramenta apenas serve para aprendizagem ou para pequenas coisas, o firmware Marlin usado em algumas impressoras 3D é compilado com o Arduino IDE.

Links úteis: